logo

RPG

Você já brincou de faz de conta, polícia e ladrão, de médico, de casinha, de padaria. O RPG é exatamente isso, mas com regras definidas. Tenha consciência que as regras para cada gênero são únicas, mas flexíveis. O grupo que irá jogar é livre para determinar suas próprias regras, e essa que é a parte legal do RPG de mesa. Nesse site, tentaremos copiar a dinâmica do RPG de mesa, com resumos dos livros que selecionei.
Os jogadores são os participantes do faz de conta, onde vão separar um deles para criar o cenário, e os outros que serão os personagens que participarão do jogo.
Nesse caso, o criador do cenário será o mestre, e o restante será chamado de jogador. Normalmente esse tipo de jogo é jogado em uma mesa, com um mestre e entre 2 e 6 jogadores (é sugerido um conjunto de regras para isso, pois mais que 6 jogadores costuma ficar difícil administrar, mas como falei, o grupo criará suas próprias regras. Mas todos devem concordar com elas).

Considerações

Aqui, selecionei 3 sistemas do universo World of Darkness, mas saibam que existem outros. Jogaremos aqui Lobisomem, o Apocalipse, Vampiro, a Máscara e Mago, a Ascensão. Mas já vi adaptarem Matrix nesse sistema, e ficou muito legal, então qualquer coisa pode funcionar aqui.
Modifiquei as regras para montagem das fichas para se adequar ao site.

O World of Darkness

Vampiro, a máscara, Lobisomem, o apocalipse, e Mago, a ascensão, são ambientados no World of Darkness. É o mundo atual, imerso na corrupção total, onde tudo tende a ser sombrio. É uma distopia, onde sobrevive o mais apto. Quase tudo conspira contra os personagens, e confiar em alguém é uma faca de dois gumes.
A pessoa pode te ajudar, ou pode trair você, enfim, todos são corruptos em potencial. A confiança nesse universo vale ouro.
Roubos acontecem sempre, assassinatos são corriqueiros, estelionatários estão por todos os lados, traficante de drogas e mafioso são profissões comuns. Continuam sendo crimes, mas a polícia está quase sempre desorientada. Todos são suspeitos, e você pode ser preso ou morto por agentes a qualquer momento. Todo cuidado é pouco.

Regras básicas

Você está brincando de polícia e ladrão. Um toco de madeira é a arma. Os dois fingem um tiroteio. O policial diz, ACERTEI SUA PERNA. O ladrão retruca NÃO ACERTOU NÃO. Temos um impasse.
No RPG, para eliminar esse impasse, usamos dados. O mestre estipula a dificuldade, e joga os dados. A quantidade de dados que deram um número igual ou maior que a dificuldade é o número de sucessos.
No sistema World of Darkness se usa dados de 10 lados, e o número de dados a se jogar para uma ação, é o valor de um atributo + o valor de uma habilidade. Para ações específicas, as próprias regras já dizem qual característica deve ser jogada.
A dificuldade padrão é:
  • 5 - Incrivelmente fácil, só não consegue se for muito pé frio
  • 6 - Normal, algo corriqueiro para o personagem
  • 7 - Um pouco difícil, com algum esforço o personagem consegue
  • 8 - Complicado, tem grandes chances de dar errado
  • 9 - Horrivel de se fazer
  • 10 - Impossível. Se conseguir, pode jogar na mega sena que ganha.
Já os sucessos vão determinar se conseguiu. São quantos dados com um número maior ou igual à dificuldade. 0 é igual a 10 na rolagem.
  • 0 - Não conseguiu
  • 1 - Conseguiu algo muito ruim, deu certo com problemas
  • 2 - Conseguiu de raspão, mas não ficou legal
  • 3 - Conseguiu o que queria
  • 4 - Conseguiu e quem viu disse 'Ooooohhhhh'
  • 5 ou mais - Conseguiu e de maneira espetacular, chega a parecer ilusionismo

Resultados críticos - 1 no dado

Isto é uma falha crítica. Não é algo bom. O número 1, anula um sucesso conseguido. O jogador tirou 2 sucessos, mas tirou um 1 nos dados. Agora o jogador conseguiu somente um sucesso.
Se conseguiu mais 1 que sucessos, o mal está sobre o jogador. O jogador não conseguiu e ainda sofreu um acidente muito chato. Fez um corte na mão, furtaram ele sem o jogador ver, ou qualquer coisa relacionado a ação que tentou fazer.
Resumindo, se deu mal.

Resultados críticos - 10 no dado

Isto é um acerto crítico. Isso é muito bom. Se o jogador conseguiu um único 10 na rolagem dos dados, é considerado como se tivesse conseguido cinco sucessos. Pena que falhas críticas podem anular isso.
Nem tudo é perfeito.

A força de vontade

Em World of Darkness, há uma característica especial. A força de vontade. Você especifica ela na montagem da ficha.
Ela representa sua vontade para conseguir, e até mesmo na vida real, um esforço faraônico costuma gerar sucessos. Você tem 2 barras para a força de vontade.
Uma é especificada na montagem da ficha. É o máximo que seu personagem possui. A outra é preenchida no jogo. ela vai até o valor máximo da outra barra.
Você gasta um ponto da barra temporária para anular falhas críticas ou para conseguir sucessos automáticos. Você recupera a força de vontade, agindo de acordo com sua natureza.
Sua força de vontade vai falar muito da sua natureza, principalmente a intensidade. De acordo com os pontos de força de vontade, você pode ser:
  1. Covarde
  2. Fraco
  3. Inseguro
  4. Hesitante
  5. Certo
  6. Confiante
  7. Determinado
  8. Controlado
  9. Vontade de Ferro
  10. Inabalável

Natureza e comportamento

O personagem é um ser com vontade própria. Ele possui uma natureza, que foi construída durante a existência dele. Como dito, aja de acordo com ela que você recupera a força de vontade. Afinal de contas, ficou satisfeito e vai lutar com mais força.
Já o comportamento, é a máscara que todo mundo usa para se relacionar com os outros. Pode soar como uma mentira, mas eu chamo de normas da sociedade. Muitos tem uma natureza desconfortável, mas aprenderam a refrear seus instintos para se relacionar com os outros.

Finalizando

Regras próprias das raças estão em links próprios, cada uma com uma particularidade. Magos, Vampiros e Lobisomens tem problemas particulares, e na maioria das vezes são inimigos. A não ser que encontrem uma ameaça comum, que os obriguem a cooperar. Nesse caso, o mestre tem a liberdade de criar uma ameaça comum para todos.
E principalmente, não há regras. O grupo é livre para criar os personagens e jogar outra coisa, se o grupo decidir.

E lembre-se

  • Não toque
  • Não xingue
  • Não brigue
  • Não insulte
  • Sem bullying
  • Bom jogo
Lobisomem, o apocalipse
Caerns
Tótens garou
Rituais Garou
Dons de tribo
Dons de augúrio
Dons de raça
Dançarinos da Espiral Negra
Antecedentes de Lobisomem
Mago, a ascensão
Maravilhas, fetiches e amuletos
A União tecnocrata
Nefandi
Os desauridos
Antecedentes de mago
Vampiro, a máscara
Exemplos de fichas
Linhagens vampíricas
Abominações
Antecedentes de vampiro
Gerais
Complementos e livros
Fetiches
Idéias para crônicas
Historias World of Darkness
Do desenvolvedor
E-mail do Fabrício: devanon.kyosha@gmail.com
Créditos:
Cleverson
Alexandre
Juliano
Carlos (vulgo Yuri, não sei por quê, rs)
Site do sistema World of Darkness
Brigadão, gente. Sem as idéias de vocês isso não teria avançado. Ainda estou tentando colocar em prática algumas idéias que achei interessantíssimas.

Número de visitas

logo

Funciona em

por enquanto